Música e Inclusão Social

0
Tirar música do lixo é o objetivo do percussionista portoalegrense, Pedro Henrique Sena Souza. O músico é o criador do projeto Reciclave, ministrando oficinas onde ensina a transformar em instrumentos de percussão o que para muitos não tem utilidade. Latinhas de cerveja e refrigerante, garrafas de long neck,  garrafas pet, palitos de churrasquinho, madeira, entre outros objetos, todos viram instrumentos musicais nas mãos de Sena. 
  Desenvolvo esse projeto por amor; não tenho a pretensão de me tornar famoso ou ter o maior número de acessos em vídeos do YouTube. Quero apenas ensinar minha arte, tirar som dos mais diversos objetos, ampliando a consciência ecológica e inclusão social de crianças e adolescentes”, relata Sena. Seu primeiro contato com a música foi aos 12 anos, quando ganhou um violão. O músico aprendeu a tocar sozinho o instrumento, tomando gosto pela arte. Daí em diante foi um pulo para conhecer e aprender outros instrumentos musicais, como guitarra, baixo e bateria. Senna integrou diversas bandas, descobrindo que poderia transformar material reciclável em instrumentos de percussão, e dessa forma aliar consciência ecológica ao trabalho musical. 
Sena lembra que em 2009 passou a utilizar instrumentos confeccionados por ele próprio em shows. Já no início de 2011, criou um projeto paralelo em que acompanhava um violonista com seus instrumentos de sucata, tirando diferentes sonoridades, em uma fase de experimentações. Esse foi o degrau que o levou ao aperfeiçoamento e a desenvolver oficinas de percussão com material reciclável.
  A primeira oficina ministrada oficialmente por Sena ocorreu no dia 29 de outubro, no Parque Germânia, em Porto Alegre, reunindo um número expressivo de participantes. A divulgação do evento foi feita pelo próprio músico nas redes sociais Facebook, Twitter e Orkut. Desde que começou a reciclar lixo para confecção dos instrumentos, Sena utiliza a Internet como ferramenta de divulgação do seu trabalho. No site do YouTube, por exemplo, é possível encontrar vídeos onde ele demonstra como tirar diversas sonoridades de um mesmo objeto. "Tenho seguidores até em outros países, que assistiram a meus vídeos e me procuram para troca de informações e também para me parabenizar pelo trabalho", destaca.
  Até o final deste ano, a ideia do percussionista é ministrar mais quatro oficinas para crianças e adolescentes, em diferentes bairros e comunidades de Porto Alegre. Uma ótima oportunidade para praticar a reciclagem e ajudar essas pessoas a desenvolver a percepção musical, combinando a atividade de artesanato ao contato com o meio ambiente, uma vez que todas as oficinas são realizadas ao ar livre.
  As oficinas de percussão em material reciclável têm diferenciação de acordo com a idade dos participantes. A confecção dos instrumentos é ensinada apenas para os alunos mais velhos, pois existe o risco de as crianças se machucarem com as latas e objetos cortantes. Assim o músico prepara todo material antes da realização da oficina, e ensina apenas percussão, com o material já pronto.
  Além do projeto Reciclave, atualmente Sena é integrante da Banda Sopros ao Vento. Ele conta que aos poucos pretende utilizar os instrumentos recicláveis nos shows, para mostrar ao público que é possível tirar som dos mais variados objetos. 

Contatos com Pedro Sena podem ser feitos através do e-mail: shitahenrique@hotmail.com.



                                                                       CRÉDITOS: Portoweb-Tambor 

0 commets:

Postar um comentário