Material que iria para o lixo vira instrumento musical em aula de professor de Timbó

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Série Mestre com Carinho mostra os métodos alternativos usados por professores para ampliar o aprendizado e atrair os alunos do Vale do Itajaí

Gilmar de Souza / Agencia RBS
Com instrumentos feitos com material que iria para o lixo, alunos criam o hábito da reciclagem
Foto:  Gilmar de Souza  /  Agencia RBS

Tatiana Santos  |  tatiana.santos@santa.com.br


Garrafas de vidro, tambor de papelão, tampinhas e tubos de plástico. São com estes materiais que os alunos do professorRicardo Rigo aprendem música no Colégio Cetisa, em Timbó. As aulas fazem parte da grade curricular desde a Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental. 

Os métodos alternativos usados por professores para ampliar o aprendizado dos alunos é tema da série Mestre com Carinho, publicada pelo Jornal de Santa Catarina. No fim de semana, o Santa mostrou como um professor de Itapema ensina Matermática e Geometria na areia da praia. 

Na aulas de música do professor Ricardo, todo o material é fabricado pelos alunos:

— Eles trazem os objetos e transformam em instrumento musical. Isto estimula a criatividade, além de envolver o aluno na matéria. A transformação do que era considerado lixosupera a imaginação. 

Hábito da reciclagem é despertado com as aulas 

Com tubos de plástico e uma sola de chinelo, o xilofone vira o chinelofone e o tambor de papelão vira um bumbo. O professor lembra de uma questão importante neste tipo de aula: o despertar para o hábito da reciclagem. 

— Desta maneira, é possível mostrar ao aluno que todo esse material que iria para o lixo pode ser transformado. A consciência ecológica é despertada na infância para que ele leve para a vida adulta — comenta. 

Embora seja uma aula descontraída, Ricardo lembra que ensinar desta maneira exige conhecimento e empenho do professor. Ele leciona há 10 anos, mas há 15 trabalha com este tipo de projeto. 

Alunos formaram banda
Com o sucesso dos instrumentos, uma banda formada por alunos se apresenta no colégio e em outras instituições. O professor ressalta que a escola onde trabalha dá suporte necessário para o sucesso das aulas. 

A filosofia da instituição é de flexibilidade, onde o aluno pode opinar no processo de construção dos conhecimentos. A diretora, Nice Ewald Lenzi, explica que a interdisciplinaridade está em todas as séries: 

— Nosso ensino não é fragmentado. Nada é engessado. E essa liberdade ajuda na criatividade tanto de professores quanto de alunos.

Por Jornal de Santa Catarina

Material que iria para o lixo vira instrumento musical em aula de professor de Timbó

acessado em 08 de agosto de 2012 

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